História recente do CXSSP

Nosso Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso foi fundado em 1994. Mas isso não significa que a sua história foi fácil durante todos esses anos.

O CXSSP é fruto da mente engenhosa dos nossos pioneiros do xadrez, especialmente Sebastião Lopes de Sousa, Joel Cintra Borges, Jair Vicente Domingues e Gérson Peres Batista, que eram os mais atuantes na cidade à época. Teve sede física em diversos lugares, mas sempre funcionava por pouco tempo, devido a falta de apoio e impossibilidade de se manter por conta própria.

Não há muitos registros dessa época de ouro de nosso xadrez e por isso mesmo vamos nos concentrar no seu ressurgimento.

No final do ano de 2014, após vários anos de inatividade do xadrez na cidade, os paraisenses resolveram se mobilizar e brindar a cidade com uma sede física para realização de competições.

O professor Gérson Peres Batista transferiu a sede de sua empresa CXOL (Clube de Xadrez On Line) para o bairro Jardim Bernadete, onde passou a alugar uma casa para armazenamento dos produtos que eram comercializados pela empresa via internet.

Junto com a transferência da sede de sua empresa surgiu a ideia de usar o espaço disponível da casa para permitir que os enxadristas locais pudessem ter seu ponto de encontro. O mestre Gérson adquiriu por conta própria o material necessário para realização de partidas, com mesas, jogos e relógios. Ressurgia ali a força de nosso xadrez!

Foram montados inúmeros torneios amistosos, reunindo todos os sábados os amantes do jogo. Além disso, foram organizados ali também torneios oficiais válidos para movimentação de pontos nos rankings nacional e internacional.

Os torneios na sede do CXOL foram jogados durante todo o ano de 2015.

Ao final desse ano, o nosso xadrez recebeu a visita do Secretário Municipal de Esportes Tomás Martins, que se prontificou a oferecer gratuitamente espaço pertencente à Prefeitura Municipal para sediar os eventos de xadrez, na Arena Olímpica.

Os enxadristas locais foram até o ginásio da Arena Olímpica e se depararam com situação bastante complicada quanto aos espaços disponíveis, tendo em vista que o mais indicado dos salões estava totalmente lotado de processos arquivados por departamento da Prefeitura.

 

Foi acertado, então, que seria usada metade do salão do 3º andar da Arena, cabendo aos próprios enxadristas o deslocamento dos arquivos e limpeza posterior do local. Essa tarefa foi desempenhada com a ajuda de todos, ávidos por um novo espaço para a prática do jogo!

 

Em dezembro de 2015 foi, então, reinaugurado o CXSSP com direito a cerimônia oficial e participação de vários jogadores afastados há vários anos da prática do esporte e a presença do Mestre Internacional Yago Santiago, do Recife/PE.

Todo o material do clube foi recebido por meio de doação particular, tendo mesas personalizadas e feitas por encomenda para a prática do xadrez. Além de peças oficiais e relógios digitais.

MI Yago, GM Evandro e o jovem Alberto Bonvini, de Batatais/SP

Inicialmente, as partidas eram disputadas em local sem qualquer delimitação em relação ao espaço que continuou abrigando os processos.

Somente alguns meses depois de instalado o clube de xadrez é que conseguimos junto à Prefeitura Municipal que fosse instalada parede divisória com vistas ao melhor conforto e segurança do material ali guardado.

Durante todo o ano de 2016 foi utilizada a metade do salão, sendo ali realizados mais de 60 eventos, sendo vários deles oficiais. Destaque para a realização do Campeonato Mineiro Adulto, evento oficial da FMX que não era realizado em São Sebastião do Paraíso/MG há mais de uma década.

Em março de 2017 surgiu a possibilidade de ocupação total do salão, com a retirada dos processos que ali estavam arquivados. Após a retirada dos processos, o CXSSP imediatamente passou a usar o novo salão para a realização de grandes competições. Destaque, aqui, para o Festival Mineiro da Juventude (Campeonato Mineiro de Categorias), que teve aproximadamente 180 inscritos! Um torneio desse porte somente pode ser realizado graças ao tamanho generoso do salão que o clube ocupa gratuitamente na Arena Olímpica.

Com a ocupação completa do salão, o xadrez de Paraíso finalmente conseguiu o seu ápice em termos de sede física.

Resolveu-se estruturar o clube de modo a servir de referência a outros no Brasil, buscando excelência no tratamento dos enxadristas.

O local foi totalmente personalizado e batizado em homenagem a um dos nossos pioneiros e mais ativos jogadores, mesmo já contando com 74 anos de idade.

 

No dia 3 de junho de 2017 foi inaugurado o Centro de Treinamento Mestre Nacional Jair Vicente Domingues. Foi promovida uma grande festa, com a presença do Grande Mestre Krikor Sevag Mekhitarian, de São Paulo e do Grande Mestre Evandro Amorim Barbosa, presidente do CXSSP.

Hoje o nosso clube possui excelente estrutura de treinamento e promoção de torneios, contando com capacidade para até 80 participantes no salão principal, podendo ser ampliada se usado o salão anexo (4º andar).

Possui 5 mesas de ótimo nível, montadas especialmente para abrigar nossos 5 tabuleiros digitais (DGT boards) para transmissão ao vivo de partidas pela internet.

Também há espaço dedicado a aulas de xadrez e exibição de vídeos, de modo a propiciar o treinamento de nossos novos jogadores.

 

Toda a comunidade enxadrística de São Sebastião do Paraíso é muito grata à Prefeitura Municipal da cidade em nome de sua Secretaria de Esportes, que sempre foi uma grande parceira do xadrez local.

 

Veja também:
    1. Ana Rgina T Bonvini 20 de junho de 2017
      • cxssp 26 de junho de 2017
    2. Hugo de Araujo Paula 16 de agosto de 2017
      • cxssp 16 de agosto de 2017

    Comente