Processo Seletivo para contratação de instrutores

A Federação Mineira de Xadrez lançou na data de hoje, 19/01/2017, edital público para contratação de instrutores de xadrez para prestação de serviços no “Projeto de xadrez nas escolas de São Sebastião do Paraíso/MG”, aprovado no programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte – Governo do Estado de Minas Gerais. O projeto  tem o apoio da empresa Laticínios Aviação e pretende levar o ensino de xadrez a 100% das escolas públicas de São Sebastião do Paraíso/MG.

No total, serão contratados 9 (nove) profissionais para ensino do xadrez escolar no município.

Clique aqui para baixar o edital em formato “pdf”.

Ou veja abaixo o edital completo:

EDITAL 01/2017 – 1º Processo seletivo de monitores de xadrez, publicado no dia 19/01/2017

Federação Mineira de Xadrez

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte – Governo do Estado de Minas Gerais

Projeto 2015.01.0083 – “Xadrez nas Escolas Públicas de São Sebastião do Paraíso”

A Presidente da FEDERAÇÃO MINEIRA DE XADREZ faz saber a todos interessados que, de conformidade com o que disposto no Projeto 2015.01.0083 – “Xadrez nas Escolas Públicas de São Sebastião do Paraíso”, aprovado no programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de Minas Gerais, torna pública a abertura de inscrições para o 1º Processo seletivo para contratação de monitores de xadrez, para provimento de 9 (nove) vagas, nos termos deste edital.

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
    1. Conforme consta do Projeto 2015.01.0083 – “Xadrez nas Escolas Públicas de São Sebastião do Paraíso”, aprovado conforme o Edital de Seleção de Projetos Esportivos 01/2015, o presente certame destina-se à contratação de 9 (nove) profissionais que preencham os requisitos necessários para o ensino de xadrez nas escolas públicas do município de São Sebastião do Paraíso/MG, bem como formação de cadastro de reserva.
    2. As contratações serão feitas sem a formalização de vínculo empregatício de qualquer espécie com o Poder Público ou com as entidades intermediadoras da execução do projeto esportivo.
    3. A contratação será por prazo certo, durante a concretização do projeto, referente ao ano escolar de 2017.
    4. Após a finalização do processo seletivo a que se refere o presente edital, serão contratados os 9 (nove) primeiros colocados no certame, os quais deverão preencher os requisitos exigidos no presente edital e constituir-se como Microempreendedores individuais (MEI), nos termos da Lei Complementar 128, de 19/12/2008.
      1. A prestação dos serviços será feita conforme escala a ser elaborada pelo coordenador do projeto, que definirá os locais específicos da prestação dos serviços.
    5. A contratação será para prestação de serviços na média de 30 (trinta) horas-aula semanais, nas escolas públicas do município de São Sebastião do Paraíso/MG.
    6. Cada hora-aula efetivamente prestada será remunerada no valor de R$10,00 (dez reais), mediante respectiva emissão de Nota Fiscal do prestador de serviços. 
  1. DAS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS
    1. As atribuições serão definidas pelo coordenador do projeto esportivo, dentre elas a efetiva prestação dos serviços de ensino da modalidade xadrez nas escolas, assiduidade, frequência nas reuniões pedagógicas, participação em eventos da modalidade esportiva, dentre outras a serem definidas durante a execução do projeto.
    2. São requisitos para prestação de serviços no projeto esportivo a que se refere este edital:
      1. Ter 18 (dezoito) anos completos à data da contratação;
      2. Enquadrar-se como Microempreendedor Individual, nos termos da Lei Complementar 128, de 19/12/2008;
      3. Possuir certificado de aprovação em curso oficial de instrutor de xadrez, cujo comprovante deverá ser apresentado quando da contratação. 
  1. DAS INSCRIÇÕES
    1. As inscrições para participação no processo seletivo deverão ser feitas das 8:00 do dia 20 de janeiro de 2017 até às 12:00 do dia 26 de janeiro de 2017.
      1. Não serão aceitas inscrições fora do prazo acima;
      2. A inscrição confere o direito à participação na primeira prova, de caráter objetivo.
    2. O pedido de inscrição no concurso deverá ser encaminhado para o endereço eletrônico cxssp@outlook.com.br ou realizado diretamente com o coordenador do projeto esportivo.
    3. A inscrição é gratuita. 
  1. DAS CONDIÇÕES GERAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
    1. Será reservada 1 (uma) vaga para candidatos com deficiência, nos termos do art. 37, VIII, da Constituição Federal de 1988, desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência.
    2. Para concorrer como candidato com deficiência, o pedido de inscrição deverá ser acompanhado com declaração própria indicando a deficiência, bem como do relatório médico respectivo.
    3. Eventual necessidade de adaptações para realização da prova deverá ser informada antecipadamente, indicando-se o necessário a tanto. 
  1. DA PROVA
    1. Será realizada prova escrita do tipo múltipla escolha, na qual apenas uma das alternativas será a correta a ser indicada no gabarito oficial.
    2. A prova objetiva conterá um total de 20 (vinte) questões, no valor de 3 (três) pontos cada, totalizando-se 60 (sessenta) pontos.
    3. Serão considerados aprovados na prova objetiva aqueles candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos. Os demais candidatos serão eliminados do concurso, inclusive os candidatos com deficiência que não atingirem o mínimo.
    4. A prova objetiva será aplicada no dia 26 de janeiro de 2017 (quinta-feira), às 20:00, na sede do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, que se localiza no 3º andar (entrada lateral) da Arena Olímpica, à Av. Monsenhor Mancini, 774, Vila Dalva. 
  1. DA ENTREVISTA
    1. Os candidatos serão avaliados também por meio de uma entrevista com o coordenador técnico do projeto esportivo.
    2. A entrevista será realizada entre todos os candidatos considerados aprovados na prova objetiva.
    3. Após a publicação da relação dos candidatos aprovados na prova objetiva, será também publicada escala de horários para realização da entrevista, a qual ocorrerá na data provável de 27 de janeiro de 2017 (sexta-feira), no endereço acima.
    4. Será atribuída nota total de 40 (quarenta) pontos na entrevista.
    5. Na entrevista serão avaliados requisitos como experiência do candidato na área, conhecimento a respeito do jogo de xadrez e seu ensino nas escolas, bem como aptidão para desenvolvimento das referidas habilidades. 
  1. DO JULGAMENTO DO PROCESSO SELETIVO
    1. Após a realização das entrevistas, será publicada a nota final de cada um dos candidatos, em ordem decrescente das notas totais, que correspondem à soma da nota da prova objetiva com a nota da entrevista.
    2. Os 9 (nove) primeiros colocados serão convocados para apresentar os documentos necessários à contratação para prestação dos serviços.
    3. Os demais aprovados comporão lista de espera, cuja ordem será obedecida diante de eventual necessidade de reposição do quadro de monitores ou complementação temporária dele.
  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
    1. Todas as comunicações referentes ao presente edital serão veiculadas no sítio eletrônico cxssp.com.br., podendo também ser consultadas informações no sítio da Federação Mineira de Xadrez (www.fmx.org.br).
    2. Os candidatos poderão esclarecer eventuais dúvidas por meio do endereço de correio eletrônico cxssp@outlook.com.br.
    3. Os casos omissos serão resolvidos por decisão da Presidente da Federação Mineira de Xadrez ou do coordenador do projeto esportivo. 
  1. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    1. A prova objetiva será composta de questões versando a respeito do jogo de xadrez e seu ensino nas escolas. Serão abordados aspectos relacionados às regras do jogo, tais como movimentos de peças, movimentos especiais, teoria das aberturas, meio-jogo e finais.
    2. Recomenda-se como material de apoio as seguintes obras, dentre outras relacionadas ao xadrez escolar e para iniciantes:

BARBOSA, Evandro Amorim. et al. Cartilha de Xadrez – Módulo 1: iniciantes. Disponível para download gratuito em  https://www.cxssp.com.br/2016/04/lancada-cartilha-de-xadrez-para-iniciantes.

DAGOSTINI, Orfeu Gilberto. Xadrez Básico. Editora Ediouro, 2002.

GIUSTI, Paulo. Xadrez da Escola aos Primeiros Torneios – Volume 1. Editora Carthago, 1999.

Belo Horizonte/MG, 19 de janeiro de 2017.

Luciane Sepúlveda Viana

Presidente da Federação Mineira de Xadrez

 

Veja também: